Alto Araguaia completa um ano de campanha de vacinação contra Covid-19

Município já aplicou mais de 19 mil doses desde o início da vacinação

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Alto Araguaia completa um ano de campanha de vacinação contra Covid-19

Dia 20 de janeiro de 2021 é considerada uma data histórica para os araguaienses. Há exatamente um ano, Alto Araguaia recebia a primeira remessa dos imunizantes contra a covid-19 e marcou o início do trabalho de vacinação no município na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gair de Barros, no Bairro Gabiroba. As primeiras 141 doses retiradas no Escritório Regional de Saúde em Rondonópolis trouxeram esperança contra a mais grave crise sanitária dos últimos anos. À época, a enfermeira e servidora pública com 13 anos de carreira, Gianny de Souza Obando, foi a primeira a receber a dose contra a Covid-19.

Ao lembrar da aplicação, a profissional da saúde disse que foi uma honra ser a primeira imunizada no município. “Para mim foi um privilégio. Estávamos todos ansiosos para receber a vacina. Foi uma grande honra e acredito que foi um marco para que muitas pessoas começassem a tomar a vacina. O que posso dizer é que não precisa ter medo. Não existe uma vacina melhor que a outra. Todas as vacinas são boas. Tem que vacinar”, alertou.

Ela também ressaltou que a vacinação tem contribuído diretamente para que os infectados com a Covid-19 tenham sintomas mais leves. “A vacina salva vidas e veio para nos ajudar nessa pandemia. A vacina protege das formas mais graves, que levam a internação. Fazendo um parâmetro do ano passado para cá tínhamos menos casos com mais internações. Hoje temos mais casos com menos internações. Podemos dizer, com convicção, que a vacinação faz efeito no organismo”, disse.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) ressaltou a importância da data que marcou o início do avanço da vacinação na cidade. “Graças a Deus aproximadamente cerca de 19 mil doses já foram aplicadas no município. Ressaltar a importância do trabalho dos profissionais da saúde e também da necessidade da vacinação. A vacina é a nossa melhor arma no combate a esse vírus”, frisou.

As primeiras 141 doses tiveram como público alvo, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação (PNI), os profissionais de saúde. A segunda vacinada no município foi a responsável técnica de enfermagem do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, Daiane da Costa Nunes.

Hoje secretário de Saúde, Cleomar Vilela era coordenador da Atenção Básica quando o município recebeu a primeira remessa de doses da vacina. Ele, inclusive, foi o responsável por recepcionar a caixa térmica retirada na madrugada do dia 20 de janeiro do ano passado no Escritório Regional de Saúde pelo servidor Sérgio Wisley.

“Completar um ano de campanha contra Covid-19 é um marco muito importante. Nesse um ano tivemos muitos avanços na vacinação, especialmente vacinar um grande número de pessoas. Quero mais uma vez agradecer aos nossos profissionais de saúde. Estamos completando 365 dias de vacinação contra Covid-19 com a esperança renovada. A mensagem é que as pessoas se vacinem. Temos disponíveis todos os imunizantes, inclusive para as doses de reforço. Procure nossas unidades de saúde na parte da manhã”, explicou o secretário.